Comer no The Duchess, em Amsterdam, É uma experiência para todos os sentidos. Ainda não consegui decidir qual dos aspectos desse restaurante é o mais incrível: os pratos, o ambiente, o serviço… tudo tem patamar de excelência nesse antigo banco KAS, no W hotel, bem no coração da cidade.
A primeira vez que estive nesse restaurante foi há mais ou menos um ano, quando o concierge de um hotel daqui me garantiu que jantar no The Duchess seria uma experiência “per se”. Retornei faz 2 semanas apenas para comprovar que tudo continua incrível e ainda melhor.
Fico feliz por poder compartilhar aqui no blog todos os detalhes desse lugar porque vale à pena. Vem comigo!
Antes de tudo e super importante – reserve a mesa com antecedência, principalmente nos finais de semana. Afinal, o The Duchess é um dos locais mais concorridos de Amsterdam atualmente. Aqui.
AMBIENTE
Passado e presente não apenas co-existem no The Duchess. Eles são complementares e estão em perfeita simbiose nesse antigo e histórico prédio, um dos mais importantes da cidade, onde funcionava o KAS BANK.

Diversos detalhes do ambiente são originais, como o teto com pé direito altíssimo, o relógio histórico, as lindas luminárias e o mármore, que está impecável. Uma rápida olhada e a Belle Epoque está bem ali diante de você com toda sua grandeza e magia, tudo verdadeiro! Meu marido, que é vienense, se sentiu em casa. Haha!

E a beleza não acaba por aí, não. As partes modernas, como a imensa cozinha aberta (amo observar os chefs trabalhando e toda a ação na cozinha), os lustres inovadores e o maravilhoso bar são a prova cabal de que o novo e o antigo podem funcionar muitíssimo bem juntos. Foco nas obras de arte by Louise te Pole nas paredes.

Como podem perceber, a experiência no The Duchess não é apenas culinária. Vai além.
EXPERIÊNCIA
Fomos recebidos pela hostess que nos levou a nossa mesa. O restaurante é grande e todas as mesas possuem localização bacana com boa vista (vocês sabem que sou bem chata com localização de mesa, né?!). O local é tão bonito que leva um tempo para se adaptar a todas as informações e detalhes do entorno. Lindo!
Ainda que sofisticado, a atmosfera é relaxada e o serviço extremamente simpático. Valentin foi quem nos recebeu e cuidou com extremo afinco das nossas vontades – sabia tudo sobre o restaurante, sobre os drinks, a carta de vinhos e os ingredientes. Conforme ele nos explicava o menu e alguns pratos, já percebemos que seria complicado fazer escolhas pois queríamos provar apenas tudo. Hahaha!

Finalmente, com a ajuda do nosso garçom, fizemos nossas escolhas e harmonizamos os vinhos com o sommelier. Foram ótimas combinações. O conceito é pedir pratos para compartilhar e já escrevi aqui no blog que eu adoro a idéia.

O atento Valentin percebeu que estávamos falando português e chamou o Daniel, que é um simpático português, para nos atender. Achei extremamente simpático e cuidadoso. Além disso, o Daniel preparou um drink que ó, só pelo drink já vale o retorno ao restaurante. Eu nem sou muito fã de cocktail mas WOW, esse era demais! Conversando com o Daniel e com o Valentin, descobrimos que o barman do The Duchess é super premiado e mega reconhecido por suas criações. Por isso, provem os cocktails, gente!

Nós éramos três pessoas e pedimos 6 pratos e 2 sobremesas, sem contar o amuse bouche. Foi uma quantidade boa mas pra ser honesta pode ser menos. Nossa mesa tinha uma vista boa para a cozinha mara Molteni e pra variar, amei observar a movimentação. Após o jantar fomos para o Tea Room para um café/chá e me apaixonei pelas porcelanas que eram a cara de Alice no País das Maravilhas. Uma fofura.

Apesar de não termos nos sentado na mesa do chef, fiquei de olho nela e achei o máximo. Deve ser demais jantar ali com um grupo de amigos. Já está na minha lista!

COZINHA
Absolutamente tudo que provamos estava divino e bem apresentado, bem empratado. Devo admitir que me diverti horrores retratando a comida pois os pratos eram bem fotogênicos. Hehe!
O menu é baseado nos refinados sabores do sul da França e Itália, também conhecido como Nouveau-Niçoise Cuisine. Os pratos são desde os mais simples até os super refinados e incluem criações inovadoras e clássicos. Ingredientes da estação são constantemente introduzidos ao menu e durante a nossa visita provamos as melhores trufas de Alba do mundo.
O amuse bouche já é uma atração. Tartare de tomate servido com pão quentinho que só de lembrar…

As entradas foram suculentos camarões no azeite quente, abobrinha crocante com trufas frescas de Alba e linguine cacio e pepe (adicionamos trufas) que me fez sentir como se estivesse em Roma.



Na sequencia provamos um gnocchi incrível de brócolis e trufas (sim! amamos trufas!) que foi o prato favorito do meu pai, o risotto de beterraba amarela com gorgonzola e avelãs al dente como deve ser e o clássico beef Wellington que foi nossa paixão, até pra mim que não curto carne mal passada.



O carta de vinhos é bem extensa e inclui vinhos exclusivos. As sobremesas são famosas na cidade, especialmente a Chocolate Explosion, que não é apenas gostosa como também linda, única e especial – a sobremesa realmente explode, uma “fumaça” toma conta da mesa e quando essa fumaça desaparece, lá está seu doce te esperando. Veja um vídeo aqui.

E já que estamos falando sobre essa sobremesa, quero contar algo fofo: uma amiga que também mora aqui em Amsterdam e que também tem um blog foi pedida em casamento no The Duchess. O noivo dela organizou tudo com o pessoal do restaurante e eles colocaram o anel de noivado dentro da bomba de chocolate. Quando explodiu, depois da fumaça, lá estava um diamante e ela percebeu que era um pedido. Imaginem a emoção! Vejam o vídeo aqui para uma overdose de amor.
Finalmente, ainda pedimos outra sobremesa, mais refrescante, The Duchess Peach Melba. Maravilhosa!

O The Duchess funciona para o chá da tarde, café da manhã, almoço e jantar. Com certeza recomendo para um jantar romântico ou para um jantar mais descontraído com amigos. Um lugar para ser lembrado e para voltar sempre. Para saber mais, clique aqui.
Espero que tenham gostado. Eu já estou contando os dias para voltar! Santé!