Six Senses Douro Valley: tranquilidade e romance no épico Vale do Douro

O Six Senses Douro Valley está localizado em uma Quinta do século XIX totalmente renovada que fica no topo da montanha com vista privilegiada para o vale, os vinhedos e o rio Douro. Um Spa de tirar o fôlego, uma seleção de acomodações ultra modernas, fantásticos restaurantes, uma biblioteca do vinho, duas piscinas e um jardim orgânico são apenas alguns dos elementos que o hóspede encontra nesse oásis bem no centro da mais antiga região de vinhos já registrada no mundo. Passei alguns dias nesse paraíso e será um prazer imenso dividir cada detalhe da minha estadia com vocês. Vem comigo!

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001, o Vale do Douro é uma região de vinhos que acompanha o rio Douro, nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. Também conhecida como Alto Douro, por estar mais acima da cidade do Porto, a região é protegida por montanhas e por isso sofre pouca influência costeira, mantendo um terroir único. É a área do país que possui a melhor e mais alta classificação de vinhos – Denominação de Origem Controlada (DOC). Não entenda errado – apesar de ser geralmente associado ao famoso vinho do Porto, o Vale do Douro também produz boa quantidade de vinho de mesa de alta qualidade, conhecidos como “Vinhos do Douro”.

Wine tasting while cruising
Prova de vinhos no barco

Admito que o destino não figurava no topo da minha lista de desejos até eu descobrir que a rede Six Senses havia escolhido o local para seu debut na Europa. Foi então que me sentei a frente do computador e devorei tudo que encontrei sobre o Vale do Douro. Foi “amor à primeira lida”! E por isso decidi comemorar meu aniversário de 38 anos no Six Senses Douro Valley. Não poderia existir combo melhor para aproveitar o meu dia: acomodação e serviço mara +  ambiente surreal + natureza + vinho. Eu estava tão focada que marquei a viagem com meses de antecedência sem nem saber se meu marido poderia me acompanhar na viagem. Bem dessas! Hahaha! No final deu tudo certo, ele conseguiu viajar, foi me encontrar e pudemos recarregar as baterias juntos nesse paraíso.

Six Senses Douro Valley is the best hotel in the region
O Six Senses Douro Valley é o melhor hotel na região

O HOTEL

Trata-se de uma Quinta renovada simplesmente maravilhosa, rodeada por villas modernas, tecnologia de ponta, interiores (by New York-based Clodagh Design) irretocáveis e um dos melhores Spas do país. Nem preciso dizer que as vistas são daquelas de nos deixar sem palavras e que as piscinas possuem uma espécie de atração que nos prendem a elas por horas sem que percebamos. A propriedade foi originalmente convertida em hotel em 2007 e posteriormente adquirida pelo Six Senses, que a tornou mega moderna, respeitando suas características históricas.

manor
Quinta do século XIX totalmente renovada

Eu já havia lido bastante sobre o hotel, visto várias fotos e consequentemente estava esperando uma experiência bem acima do normal. Mas quer saber? Foi ainda mais do que isso! A cada visita a um Six Senses eu concluo que eu nunca estou preparada para esses caras! Já na chegada percebi o que me aguardava e mesmo cansada (pois já vinha de dias de viagem por Portugal), fiquei toda animada!

Pool goals
Gosto assim

A recepção já foi uma delícia e muito simpática, com toalhinha, chá e uma atmosfera bem relaxada. Os funcionários são locais, super atenciosos, simpáticos e o mais importante – sabem absolutamente tudo sobre a região. Todos que encontrei e tive contato falavam português e inglês fluente. Veja mais sobre o hotel aqui.

Tea and refreshing towel at arrival
Chá e toalha refrescante na chegada

LOCALIZAÇÃO

Localizado no Vale do Douro, o Six Senses Douro Valley carrega um toque super romântico da arquitetura do século XIX e conta com localização e vistas privilegiadas. Para ser bem honesta, as vistas são WOW de quase todos os pontos do hotel: para a piscina, para os vinhedos, para o rio Douro, para o jardim orgânico… rola escolher! Foi uma delícia fotografar essa maravilha porque tudo era lindo. Haha! Também adorei que as paisagens no mesmo lugar eram bem distintas dependendo da hora do dia e da luz. Único!

What a vie
Vista matadora

Visitamos durante o outono e nooooooossa! Eu não conseguia me acostumar com aquelas cores, aquele dourado sem igual. Lindo demais!

Amazing colours during autumn
Cores sem igual durante o outono

A propriedade fica próxima à histórica Lamego, cidadezinha que pode ser vista do hotel e à 90 minutos de carro do Porto. É uma localização perfeita para explorar vinícolas e quintas de carro, bicicleta, caminhando ou de barco.

QUARTOS & SUÍTES

Pense em algo moderno. Agora multiplique o que pensou por 29873826828. Isso é o que você vai encontrar no Six Senses Douro Valley. E não estou falando daquela modernidade que é tao exagerada e soberba que a gente nem entende ou nem funciona direito. Me refiro a ferramentas e conforto que realmente funcionam e que são simples para usar, que melhoram a experiência do hóspede. Um bom exemplo é que toda a comunicação com o concierge ou qualquer pedido de room-service, reserva de mesa, controle de luz, do black-out, da TV, etc, pode ser feito por um smartphone, da cama se assim desejarmos, sem falar com ninguém, via mensagens breves disponíveis no telefone. Eu achei tão legal que queria ficar pedindo mil coisas igual uma descontrolada. Hahahaha! Pedimos vinho, comida, balde de gelo, reservamos mesa para jantar… Adorei!

Ultra modern suite at Six Senses Douro Valley
Suíte ultra moderna do Six Senses Douro Valley

São 8 tipos de quartos e suítes, além das villas especiais e dos quartos múltiplos. Francamente, não tem como escolher um quarto ruim e qualquer que seja a opção será ótimo. Acreditem. Mas lógico que o luxo pode ser elevado à milésima potência numa villa com piscina ou numa suíte mega espaçosa com vista para o rio Douro, né?! O estilo e os materiais são sempre os mesmos – chão de carvalho português, tons e texturas terrosos e paredes em tons de dourado. As janelas giga dão uma sensação ótima de amplitude.

Sweet arrival amenities
Amenities caprichados na chegada

Nos hospedamos em uma Quinta Deluxe e amamos cada detalhe. Bem espaçosa (uns 50m) e aconchegante. Tínhamos uma ducha gostosa com parede de vidro, uma sala com vista para as árvores, uma cama extra confortável, janelas grandes e área externa com mesa e cadeiras. Tudo no estilo inigualável e característico dos Six Senses.

I could stay forever in this suite
Poderia ficar para sempre nessa suíte

Os amenities são do próprio Six Senses, que eu amooooo. Qualidade ótima e um cheirinho que é a cara do hotel. Só de lembrar bate saudades.

Como sabem, era meu aniversário e meu marido organizou uma surpresa com o auxílio do hotel para quando eu chegasse no quarto:

Love is in the air
Love is in the air

Veja todas as acomodações aqui.

RESTAURANTES

As opções de restaurantes no Six Senses Douro Valley são uma celebração da região com foco em ingredientes  que venham do próprio vale ou de seu entorno. Há um jardim 0rgânico de respeito na propriedade (não deixem de visitá-lo) onde ervas e vegetais são cultivados e colhidos de acordo com a necessidade, sempre frescos. Assim, durante a estadia no hotel, sempre tínhamos certeza de que além de estarmos consumindo ingredientes de extrema qualidade, ainda estávamos aprendendo sobre as tradições portuguesas.

Chef's table
Mesa do Chef – Experiência gastronômica única

Logo no meu primeiro dia no Six Senses Douro Valley já rolou uma noite de cocktails sob as estrelas, ao redor da fogueira, com petiscos delícia, muito bom vinho local, música ao vivo e um povo bem animado. Que noite!!! Fui sozinha pois o Andy só chegaria mais tarde e tive o prazer de conhecer a nutricionista canadense responsável por visitar todos os Six Senses – ela se hospeda por semanas em cada propriedade para realmente pesquisar a fundo os hábitos e ingredientes locais e então conduzir um trabalho junto aos chefs para garantir porções não apenas saborosas e “bonitas”, mas também balanceadas e nutritivas, que sejam 100% fiéis e conectadas à região. Ela me explicou que no Six Senses, ainda que cometamos excessos, esses excessos não serão tão prejudiciais pois a qualidade é muito boa, fresca e as porções equilibradas. Fiquei bem impressionada com o comprometimento do Six Senses com o bem-estar de seus hóspedes e me senti livre para jacar e já nem me senti tão culpada quando abusei. Hahaha!

Healthy breakfast at Six Senses
Café da manhã super saudável no Six Senses Douro Valley

Não posso deixar de mencionar que meu aniversário foi muito especial! Além de me mandarem o melhor bolo surpresa da vida, todo o staff do restaurante cantou parabéns em inglês e em português para mim ao final do jantar. Muito fofos! Amei! Foi incrível!

My cake came with the whole team singing happy birthday
Meu bolo surpresa chegou com todo o staff cantando parabéns

Veja mais sobre os restaurantes aqui.

– VALE DE ABRAÃO RESTAURANT

Aberto para almoço e jantar. Serve especialidades locais e regionais e combina três áreas diferentes: a cozinha aberta, o dining room e o terraço. Foi no Vale do Abraão que fizemos a maioria das nossas refeições e tudo, TU-DO que provamos estava impecável.

Pork's belly
Barriga de porco, puree e vegetais do jardim

Ambiente fantástico, maravilhoso e staff super bem treinado, profissional, simpático, que sabe tudo sobre o que está servindo. Sempre contamos com a ajuda do sommelier para harmonizar os vinhos com os pratos típicos portugueses, que eram também bem criativos e lindamente empratados. Vegetarianos não precisam se preocupar pois encontrarão diversas opções.

O café da manhã é servido aqui estilo buffet. E que buffet!!! Atenção total a cada detalhe, mesa linda, produtos coloridos, repostos a todo instante. De dar água na boca. Os chefs preparam os ovos, pedidos à la carte e em diferentes estilos, na cozinha aberta diante dos hóspedes. Para quem não é fã de ovos, como eu, não faltarão frutas, pães (com e sem glúten), cereais, queijos, doces, etc, etc, etc… tem tudo para todos os gostos. Não deixem de provar o queijo de azeitão, típico português. Ah! E os sucos… São mais ou menos uns 10 tipos de sucos naturais que vão desde o normal suco de laranja até combinações detox que eu nunca tinha visto antes – pirei!!!

The perfect breakfast
Café da manhã divino

– THE DINING ROOM

A bela decoração clássica desse tradicional salão cria uma atmosfera bem aconchegante e intimista com vários detalhes que saltam aos olhos. Me encantei pela lareira imensa e pelo lustre de cristais. O menu é inspirado nos mercados e incorpora o melhor da cozinha regional, combinando ingredientes frescos e temperos locais. Não vou indicar nenhuma mesa específica pois considero que todas são boas.

All set for dinner
Mesa posta para o jantar

Uma experiência culinária bem divertida é o Jantar com Destino Secreto – as mesas para o jantar são montadas na floresta próxima ao rio mas tanto a localização exata quanto o menu são mantidos em segredo até o último minuto. A parte boa, nesse caso, é que dá pra confiar de olhos fechados nas escolhas do Six Senses.

amazing setting for dinner
Amazing setting for dinner

– OPEN KITCHEN E MESA DO CHEF

Vocês sabem que eu amo, né?! Bem, depois da experiência do Six Senses Douro Valley só posso dizer que agora amo ainda mais!!! Haha! Foi INCRÍVEL! Quando visitarem esse hotel, por favor reservem!

Os convidados são sentados em uma grande mesa bem de frente, a apenas alguns metros, da cozinha aberta e assim podem observar toda a ação enquanto provamos alguns vinhos e espumantes cuidadosamente harmonizados com os pratos. Para ficar ainda melhor, tivemos a companhia constante do chef e do sommelier para nos explicar as texturas, sabores, aromas e combinações. Recomendo muuuuuito! Segue o menu:

Eatable grape leaves
Folhas de uva comestíveis
Cream cheese and salmon caviar
Cream cheese e caviar de salmão
Vegetables from the garden
Vegetais do jardim
Octopus and sweet potatoes
Polvo e batatas doce
Nest dessert really made out of nest
Sobremesa ninho

WOW! Esse jantar me deixou sem palavras, gente. A verdade é essa.

– THE TERRACE

Que vista! Como se as fantásticas criações provenientes da cozinha não bastassem, a vista nos faz pensar que tudo é um sonho. E eu estou falando bem sério. Haha! A mesas são dispostas ao redor de uma bela e histórica fonte com vistas lindas para a piscina, os vinhedos e o rio Douro. Visitamos o resort em novembro e ainda era possível se sentar do lado de fora. 🙂

Dine with a view
Café da manhã com vista

– QUINTA BAR E LOUNGE

A área mais relax para uma refeição e o lugar perfeito para curtir um cocktail acompanhado de tapas e/ou queijos da região. Um chá da tarde admirando o rio também é uma ótima pedida. Vários jogos, como bilhar, estão à disposição.

Where people meet late at night
Ponto de encontro no final da noite

– WINE LIBRARY & TERRACE

O Wine Library & Terrace é o lugar ideal para um aperitivo antes do jantar. Também é onde rolam a maioria das provas de vinho e onde fica a concorrida Enomatic (máquina de vinho) do hotel. Explico: durante o check-in todos os hóspedes recebem um “wine-card”, usado nessa máquina para nos servirmos dos mais variados e especiais vinhos durante toda a estadia. Amei isso muito ou demais? Hahaha!

Wine tasting about to start
Prova de vinhos prestes a começar

O decor vocês sentem o drama pelas fotos. Tem coisa mais linda? Balanço perfeito entre modernidade e conforto. Rola ainda nesse ambiente uma adega completíssima e uma boutique super fofa, onde eu queria comprar tudo. Afff!

CHEFS & SOMMELIERS

O Six Senses criou um Dream Team real no Vale do Douro.

– Ljubomir Stanisic, considerado um dos chefs mais criativos de Portugal, é o chef executivo. Ele se especializou em química de alimentos pela universidade de Belgrado e possui seu próprio restaurante em Cascais. Além disso, foi jurado no programa MasterChef Portugal e é autor de diversos livros.

Luis Borlido é o head chef. Após completar seus estudos em 2007, trabalhou em vários hotéis 5 estrelas da região, entre eles o Vidago Palace, onde foi head chef do chef Rui de Paula (do DOC) em seu restaurante gourmet.

– Filipe Neto é o diretor de vinhos. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é também especialista em cafés.

EXPERIÊNCIAS

As experiências mais bacanas que tivemos no Six Senses Douro Valley sempre envolveram vinho e comer bem. Mas admito que isso é porque eu não sou a pessoa mais esportista do mundo. Pra quem curte se exercitar e estar em contato com a natureza, a gama de opções é  imensa.

– Prova de vinhos

Imperdível!!! Todo mundo faz quando visita o Douro, até quem não bebe. alocka. E no Six Senses é muito especial. Fizemos a prova privada com o super top sommelier João Koehler e talvez tenha sido a prova mais bacana entre as milhares que já fiz na vida durante as minhas viagens. Digo o motivo: mais do que uma prova, a vibe era de uma conversa entre amigos porque o João conduziu tudo de uma maneira muito relax, permitindo que a gente comentasse bastante, perguntasse e comentasse de novo. Rimos demais também enquanto aprendemos sobre os vinhos e a região. Provamos vinhos vintage raros apenas encontrados in loco. Enriquecedor!

Prova de vinhos delícia
Prova de vinhos delícia

– Assalt to Port Knox

Esse passeio começa com uma caminhada de 20 minutos subindo a montanha pelos vinhedos, até chegar no chamado Port Knox, uma adega super descolada. O proprietário costuma receber os visitantes e acompanhar-los pela visita e prova, que inclui vinhos do Porto que foram envelhecidos por 10, 20, 40 e até 100 anos. Tudo isso no topo da montanha com uma vista mara.

– O Douro escondido

Visita a Quintas que normalmente não são abertas ao público. A Quinta do Vesúvio e a Quinta do Bom Retiro são alguns exemplos do que o concierge vai organizar.

– Caminhada pelo Vale do Douro

Guias que conhecem a área como a palma da mão acompanham os hóspedes por caminhadas pela floresta, vinhedos e pelas vilas pitorescas do entorno. O passeio também pode ser feito em bicicletas elétricas.

WOW!
WOW!

– Bird Watching

– Tour de Helicóptero

– Douro Cruise

Crusing
Crusing

Inesquecível!!! Éramos um grupo pequeno de pessoas no barco mais antigo e histórico do Douro, o EntreMargens. A bordo, além de apreciarmos as vistas enebriantes do vale, tivemos a companhia do sommelier do Six Senses Filipe Neto (de quem falei acima) coordenando uma extensa e completa prova de vinhos e explicando tudo não apenas sobre os vinhos que nos eram servidos mas também sobre as Quintas e o terroir que estavam exatamente diante dos nossos olhos. É considerado crime não reservar essa experiência. Tô avisando!

One of the coolest experiences ever
Uma das experiências mais incríveis da vida

– Canyoning no Cabrum

A aventita perfeita para quem curte adrenalina – consiste em descer o rio Cabrum. O resultado é um tanto molhado.

– Mountain Biking

Atividade mega popular no Vale do Douro, existem trilhas por toda parte. É possível alugar bicicletas e explorar por conta própria ou com um guia. São inúmeras Quintas e vilas incríveis para visitar.

– Tree climbing

Um time de especialistas acompanha os aventureiros na floresta.

– Canoeing e water skiing no rio Douro

Magical Douro Valley
Vale do Douro – Mágico

– Aulas de culinária

– Produção de Cosméticos

É possível produzir nossos próprios cosméticos com ingredientes locais e naturais no Alchemy Bar, localizado no Spa.

Alchemy Bar
Alchemy Bar

– Aerial Yoga

A aéro-yoga trabalha em conjunto com a gravidade para realinhar nosso corpo, centrar a mente e elevar o espírito. Já havíamos tentado a aéro-yoga no Six Senses Laamu, nas Maldivas e foi tão incrível como no Six Senses Douro Valley. Se eu achasse uma aula boa dessas na Suiça, juro que eu faria.

– Produção de azulejos 

Amei essa atividade
Amei essa atividade

Uma típica tradição portuguesa, produzir seu próprio azulejo é muito divertido. É possível pintá-los e participar em todo o processo de produção. Lógico que depois levamos nossa “obra” para casa. 🙂

Mais detalhes aqui.

SPA

Quando pensamos em Six Senses já sabemos que o Spa será incrível. Realmente são. Mas os Spas de cada resort é diferente – o do Vale do Douro consiste em perfeita união entre tradição portuguesa e elementos da natureza. São 10 salas de tratamento, uma piscina indoor aquecida com jatos d’água, uma piscina infinity com vista para o rio Douro, um refreshment bar e uma academia, que conta com equipamentos de última geração e auxílio profissional.

Indoor swimming pool
Piscina aquecida indoor

Eu fiz dois tratamentos e antes de dividir com vocês como foi cada um, quero dizer que as salas me deixaram desconcertada. Não apenas porque o perfume do ambiente era perfeito, mas porque as vistas para o Vale do Douro são inigualáveis. Minha experiência teve início com um tour pelo spa, durante o qual todas as dependências foram apresentadas e explicadas. Quando chegamos ao local do tratamento pude escolher o óleo natural que seria usado (optei pelo citrus) e então… sonho! Ou algo melhor que sonho.

Treatment room
Essa vista!!!

Meu primeiro tratamento foi a Six Senses signature massagem detox. Começa com um scrub (semanas depois e minha pele ainda está muito gostosa), segue com massagem estimulante e depois são usadas ventosas de silicone para drenar toxinas, ativar a circulação e ativar a energia do corpo. AMEI!!! Seriamente um dos tratamentos mais top.

Meu segundo tratamento foi a massagem indiana na cabeça – amor define, gente! Muito relaxante. Tanto, que eu dormi um sono profundo por alguns minutos, mesmo me concentrando para não fazê-lo. Fuén!

Gostaria de ter feito mais alguns tratamentos MAS fui bem desorganizada e não marquei com antecedência. Como o Spa é super concorrido, só conseguimos mais um horário que eu, como sou uma mulher muito bondosa, gentilmente cedi pro Andy.

Meu conselho: Marquem todos os tratamentos possíveis e imagináveis, com antecedência. E peçam sempre as salas com vista. 🙂

Ainda no Spa, tem uma boutique super cool que vende artigos feitos à mão que são uma tentação. Os VÁRIOS prêmios recebidos pelo hotel também estão expostos. Não deixem de beber as águas aromatizadas detox que ficam na recepção.

PISCINAS

Um dos pontos principais do resort. A piscina infinity é tão linda que eu tirei 19282 fotos que eu simplesmente não conseguia me acostumar. Meu lugar preferido para o pôr-do-sol, com a vista da piscina e do rio Douro + as nuvens refletidas na água.

My first pink sunset at Six Senses Douro Valley
Meu primeiro pôr-do-sol rosé no Vale do Douro

A piscina indoor é super relaxante e o melhor lugar para terminar o dia. Linda, tranquila.

Perfect place to relax
Lugar perfeito para relaxar

ACADEMIA

Não é segredo que não frequento academias e por isso eu não usei essa. MAS quero contar que tem vista para a piscina indoor e equipamentos modernérrimos. Se eu fosse em alguma, seria nessa. Hahahahha!

SUSTENTABILIDADE

Taí um quesito que sempre me chama atenção e que prezo demais em tudo que faço na minha vida. Um dos motivos pelos quais conecto tanto com o Six Senses. O Six Senses Douro Valley se mantém o mais sustentável possível e produz localmente a maioria das ervas, vegetais e flores usadas nos restaurantes e na propriedade – a intenção é tornar-se gradativamente auto-suficiente a cada ano. Até mesmo a água mineral consumida é produzida no local e armazenada em garrafas de vidro reutilizáveis.

Healthy garden
Jardim saudável

Sempre que possível o hotel emprega pessoas que vivem no Vale do Douro e na região, assim como dá preferência para produtos e serviços locais.

Não deixem de visitar e observar cuidadosamente o jardim orgânico. O perfume é de outra dimensão!

Bit more of the organic garden
Jardim perfumado

O CONCIERGE

O incrível Rui Pedro Fonseca foi quem cuidou de tudo que precisávamos e quem leu nossos pensamentos durante a estadia. Ele organiza passeios mara e tem as melhores dicas. Tantas e tão boas que decidi escrever um artigo separado com alguns dos conselhos dele. Subo logo menos!

QUANDO IR

A alta temporada é junho, julho, com picos em agosto e setembro na época da colheita, assim como réveillon. A Quintas, provas de vinhos, restaurantes, passeios de barco, etc são oferecidos durante todo o ano. Eu visitei durante o outono e foi “top of the pops”, gente! Recomendo essa época do ano SE for um “ano seco”, como 2017. Basta dar uma olhada na previsão do tempo.

Belo outono
Belo outono

COMO CHEGAR

O Six Senses Douro Valley fica a aproximadamente 90 minutos de carro do aeroporto internacional do Porto, Dr. Francisco de Sá Carneiro. O hotel organiza trasfers.

Uma saudade
Uma saudade

É isso! Espero que tenha conseguido descrever ao menos um pouco do que foi essa fantástica experiência que tive no Vale do Douro. Foi inesquecível e fui embora com uma certeza: voltarei!!! O Six Senses Douro Valley é aquele tipo de lugar que nunca esquecemos e que merece ser visto, revisto e visto de novo.

Se você também se apaixonou e quer passar alguns dias no paraíso, reserve aqui.

Espero que estejam viajando comigo pelo Instagram no @marineira. Cliquem aqui e simbora!

PS: Com uma foto do Six Senses Douro Valley, a que abre esse artigo, fui listada em primeiro lugar pela Forbes Travel Guide entre os Top 1o Instagrams de viagem. Uma honra, já que trata-se de uma autoridade em viagem! *They verify luxury*.

Não usarei “Santé” para terminar esse texto. Vamos terminar em português, né?!

Saúde!

Você também pode gostar de

2 Comentários

  1. Olá! Fiquei encantada com o seu post! Tenho reserva para junho no six senses e suas fotos me deixaram mais empolgada ainda! Poderia me dizer qual câmera vc usou para tirar essas lindas fotos?

    Obrigada!

    1. Olá Cinthia,

      Muito obrigada. Fico feliz que tenha curtido o post e as fotos. Eu ameeeeei esse hotel – passei dias inesquecíveis!
      Quando postar suas fotos no Instagram, me marca para eu ver. Amo!
      E falando em fotos, eu apenas uso iPhone (essa época era o 7 Plus, hoje tenho o X) e GoPro Hero 6.
      Um beijo,
      Marina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *