Ron Gastrobar: o restaurante estrelado imperdível de Amsterdam

A primeira vez que comi no Ron Gastrobar, em Amsterdam, foi há alguns anos quando eu não fazia a menor idéia de que me mudaria para a cidade. Fui com meu marido e a experiência foi tao incrível que desde então sempre recomendei o lugar para todos que procuram um restaurante bom e diferenciado.

Depois dessa primeira vez, já voltei outras duas e a palavra que descreve a comida, o serviço e o ambiente é FANTÁSTICO. A última visita rolou semana passada e será um prazer dividir com vocês como é jantar no Ron Gastrobar, um dos melhores restaurantes de Amsterdam e um dos poucos condecorados com uma estrela Michelin.

Ron Blaauw é o jovem chef responsável pelo Ron Gastrobar. A grande maioria dos holandeses o conhece devido as suas participações no programa Top Chef. Porém, as conquistas de Ron van muito além do programa na televisão – ao longo de sua vida o chef coleciona três estrelas Michelin em seus restaurantes.

Top chef Ron Blaauw em ação
Top chef Ron Blaauw em ação

Além do estrelado Ron Gastrobar, sobre o qual escrevo hoje, há ainda outras vertentes: Ron Gastrobar Oriental, Ron Gastrobar Paris e Ron Gastrobar Indonesia todos previamente testados e aprovados. Podem ir sem medo!

Super top Ron Gastrobar
Super incrível BOOM Ron Gastrobar

A EXPERIÊNCIA 

Antes de tudo, reserve. Todas as vezes que estive no restaurante ou que passei por ele, estava cheio. Lógico que é possível conseguir uma mesa sem reserva, mas para que arriscar, né?!

Rola um jardim delícia, um bar bem jovem e um salão principal, com cozinha aberta, tudo com uma pegada bem urbana. Os melhores lugares para sentar são o jardim (se o tempo estiver bom) ou dentro, com vista para a cozinha para acompanhar tudo que acontece por ali.

Interior elegante e urbano do Ron Gastrobar
Interior elegante e urbano do Ron Gastrobar

Na entrada do restaurante fica a hostess, que nos recebe, recolhe casacos ou algo que precisamos deixar na chapelaria e nos acompanha até a mesa. Ali já é hora de pedir uma taça de cava ou champagne para começar com a diversão. 🙂

O menu é estilo jornal e os pratos são como “tapas” maiores, é possível dividir para provar vários. O serviço é extremamente atencioso, jovem e prestativo e o garçom recomenda pedir dois ou três pratos por pessoa. Dessa última vez pedi três pratos + sobremesa e foi o ideal para mim. Eu adoro esse tipo de menu pois é uma maneira de experimentar. Incrível para pessoas indecisas com comida, como eu. Haha!

Menu inovador estilo jornal
Menu inovador estilo jornal

Como em tudo na Holanda, não é necessário falar holandês para entender o menu e fazer o pedido – todos os pratos são explicados em inglês na carta e o staff é fluente, paciente e simpático – não se acanhe e pergunte tudo que estiver em dúvida (ingredientes, método de preparo, etc).

Ainda que o restaurante seja estrelado, o ambiente é bem relax, despojado e low profile. Eu descreveria como um lugar moderno e animado que mantém a formalidade e a elegância na medida certa.

O bar do Ron Gastrobar
O bar do Ron Gastrobar

Anote isso: Custo benefício inacreditável. Reserve aqui.

COZINHA

E precisa falar muito sobre a cozinha de um restaurante que recebeu uma estrela do Guia mais conceituado do mundo? Ron Blaauw utiliza ingredientes de qualidade (normalmente locais e do jardim) para retornar ao básico e apresentar pratos franceses/internacionais criativos nos quais os sabores e combinações originais encantam e fidelizam os mais exigentes gourmets.

Prato da minha primeira visita ao restaurante
Prato da minha primeira visita ao restaurante

Já pedi diversos pratos no Ron Gastrobar e todos, sem nenhuma exceção, foram magníficos, muito gostosos. O burger foi delicioso e eles conseguiram algo que raramente encontro: servir a carne como eu gosto – bem passada e bem macia e suculenta. O mesmo se aplica para o Blade Steak, que veio na medida acompanhado de lascas de batata e gratin de chorizo. O tartare de salmão simplesmente derrete na boca e os tacos, socorro, gente, tava mais delícia que no México. WOW!

Tacos mais gostosos que no Mexico
Tacos mais gostosos que no México
O salmão tartare perfeito com ervas do jardim
O salmão tartare perfeito com ervas do jardim
Angus beef burger delícia
Angus beef burger delícia

A maioria dos pratos possui poucos ingredientes, no máximo quatro, que realmente “aparecem”. Aqueles que procuram mais “substância” podem se deliciar com uma boa variedade de cortes de dry age beef e o autêntico wagyu beef japonês.

 

Carne apetitosa do Ron Gastrobar
Carne apetitosa do Ron Gastrobar
Acompanhamento para a carne, fritas cortadas a mão.
Acompanhamento para a carne, fritas cortadas a mão.

Os pratos são também LINDOS, para comer com os olhos mesmo. Adoro o plating do restaurante: moderno, delicado e criativo. Nada de cozinha antiquada aqui, gente!

Blake steak com gratin de Chorizo e lascas de batata
Blake steak com gratin de Chorizo e lascas de batata

As opções para vegetarianos também são ótimas e bem diferentonas: Alho-poró grelhado em persillade, salada de beterraba com feta, abobrinha cozida com levasse, funcho assado com manteiga de safrão, entre outras.

Mas tem algo que é considerado crime: deixar esse restaurante sem provar a sobremesa ovo surpresa!!! Como sugere o nome, é uma surpresa e o garçom geralmente pergunta se gostaríamos de saber o que é antes de pedir. Eu nunca quero (também não vou contar aqui para estragar tudo) e vou na fé porque sei que é divino. Não tem nada a ver com um ovo de verdade, fiquem tranquilos!

O ovo surpresa matador do Ron Gastrobar
O ovo surpresa matador do Ron Gastrobar

THE CHEF

“Comer e beber deve ser um constante prazer para os nossos convidados”, diz Ron Blaauw, do alto de seus mais de 30 anos de experiência em gastronomia.

Depois de trabalhar duro e aprender tudo sobre cozinha, Ron abriu seu primeiro restaurante em 1999 – o Ron Blaauw. O empreendimento foi um grande sucesso e o chef foi condecorado com sua primeira estrela Michelin em 2004. A segunda estrela seguiu em 2006 e Ron comandava o estabelecimento com extremo prazer e afinco.

Porém, em 2013 Ron decidiu que precisava de um novo desafio, queria tentar algo novo, um conceito diferente dos restaurantes estrelados “normais”, um lugar onde boa comida fosse acessível ao grande público. Ron mudou sua filosofia na cozinha e transformou seu restaurante de duas estrelas Michelin num lugar mais democrático – Ron Gastrobar. O conceito é que todos os pratos devem ter qualidade irretocável, criatividade, sabor e preços mais camaradas. Ron Blaauw novamente recebeu uma estrela Michelin com o Ron Gastrobar.

Até agora o chef possui quatro restaurantes (que já mencionei nesse post) com conceitos similares mas cada um com perfil único. Tem também o gostoso The Fat Dog (cachorro quente) e não pára por aí pois já vem novo restaurante esse ano, o Nacarat, que você já pode ver um pouquinho aqui.

 

Pelo que escrevi já dá pra perceber que amo esse chef, né?! Recomendo sem medo de errar! O Ron Gastrobar é um dos melhores e mais bacanas restaurantes de Amsterdam. Saiba mais aqui.

Espero que tenham curtido a leitura. E eu? Bem, agora já estou com fome e vontade de repetir tudo! Haha!

Santé!

 

 

 

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *