O Hotel Palafitte é o único hotel construido sobre palafitas em toda Europa e fiquei extremamente curiosa para visitar essa delícia desde a primeira vez que ví fotos da propriedade. Escolhi o Palafitte como primeiro destino de viagem desde que me mudei para Zurique, na Suiça, pois eu e o maridón precisávamos urgente relaxar depois do stress da mudança. E ó, mandei muito bem na escolha e vou contar tudo que você precisa saber para aproveitar cada segundo nesse paraíso. Vem comigo!
Essa foi outra viagem que fiz com meus queridos do Preferred Hotels & Resorts e você pode reservar sua suite de sonhos nesse Hotel 5 estrelas à beira do lago aqui para ter acesso a tarifas exclusivas, check-in mais cedo/check-out mais tarde e colecionar pontos para noites gratuitas (tudo de acordo com a disponibilidade).

O HOTEL
Palafitte estava no meu radar desde a primeira vez que ouvi sobre ele. Trata-se de um hotel que poderia facilmente estar nas ilhas Maldivas (onde as palafitas são comuns) mas na verdade fica bem no meio da Europa, na bela Suiça.

Além da super tecnologia (em parceria com a Siemens) e da arquitetura impressionante, o hotel conecta-se com a história do local. Explico: os fazendeiros de Neuchâtel viviam em casas sobre as águas há mais de 500 anos nesse exato lugar. Portanto, para nosso deleite, o conceito foi “apenas” revisitado com uma mega dose de design e elegância.

Existem Lake Pavilions (os pavilhões diretamente na água) e Lakeshore Pavilions, 2 restaurantes e 1 bar. O projeto futurista é WOW e me apaixonei por cada detalhe pois adorei a capacidade de ser austero e aconchegante ao mesmo tempo. Impressionante.

O hotel foi construído para a Expo 2002 pois Nauchâtel era uma das 4 cidades da exibição nacional da Suiça – daí a gente entende o motivo da obra de arte.

LOCALIZAÇÃO
Não poderia ser mais incrível: acesso direto ao lago Neuchâtel, aos pés das montanhas Jura. Está a minutos de distância do centro de Neuchâtel, onde é possível chegar caminhando, de carro, bike (à disposição no hotel, sem custo) ou transporte público (o hotel oferece a passagem cortesia).

O destino é conhecido como Jura & os Três Lagos e atrai visitantes pela diversidade de suas paisagens e natureza intocada, assim como por sua história e herança cultural.

Neuchâtel oferece uma diversa gama de atividades e pontos de interesse e é uma cidade super fofa, localizada na parte francesa da Suiça, o que “per se” já é delícia para visitar.

ACOMODAÇÕES
São 24 espaçosos Lake Pavilions construídos sobre palafitas e foi em um desses que nos hospedamos. A suite conta com um quarto separado, um banheiro gigante com partes móveis (privacidade garantida) que nos permitem avistar o lago da banheira (sonho!), um toilet separado, um escritório (que bom se eu pudesse sempre trabalhar com essa vista) e um grande terraço com vista para os alpes e o lago, onde há cadeiras para deitar e uma mesa onde pedimos fondue duas vezes. 🙂


A outra opção de acomodação são 14 Lakeshore Pavilions, também bem próximos ao lago, a apenas alguns passos. A decoração e os amenities não mudam e acredito que deva ser uma delícia também.

Porém, contudo, todavia, uma vez que você está nesse hotel, gente, vai com tudo e já garante a suíte mais demais, né?! Reserve seu espaço sobre as águas porque vale à pena – Amei cada segundo, amei acordar, dormir, trabalhar, comer ou seja lá o que ao som do lago. Iniciar o dia com aquela vista de água sem fim não tem preço, dá um ânimo sem igual.

Esse foi um dos poucos hotéis onde não ligamos o som uma única vez. Afinal, ouvir a natureza era imbatível. Haha! Os arquitetos desse lugar pensaram em tudo e usaram muito vidro nos quartos, o que significa que o lago é muito presente e a conexão com a natureza intensa.

Nenhuma suíte fica longe do saguão principal do hotel, máximo 1 minuto andando até os restaurantes.
Os amenities são L’Occitane e repostos duas vezes ao dia. Wooohooo!

RESTAURANTES
– La Table de Palafitte
Cozinha francesa em sua melhor forma com pleno respeito às tradições. Imperdível e com certeza uma das melhores opções para jantar em Neuchâtel, recomendado pelos críticos do Michelin e do Gault Millau.

Pratos saborosos, ambiente lindo, staff atencioso e simpático. Jantamos todos os dias de nossa estadia nesse restaurante porque somos desses viciamos. É possível pedir à la carte ou menu, tudo harmonizado com os melhores vinhos pelo sommelier.

Absolutamente tudo que provamos estava impecável. Recomendo master o Mille Saveurs menu + seleção de três vinhos da região (harmonizados de acordo com os pedidos e preferências). Veja o menu aqui e a carta de vinhos aqui.

Em um dos jantares optei por pedir à la carte e provei um dos melhores medalhões da vida. E olha que sou chata com carne (não como frequentemente) pois gosto bem passado e ainda macio. Chefs geralmente me odeiam Hahaha! Enfim, a carne foi servida exatamente no ponto perfeito pra mim (nem abriram borboleta) e adorei como foi empratado. Lindo!

O ambiente é belíssimo – combinação de rústico e moderno na medida certa com vista total para o lago. Reserve uma mesa no terraço ou próxima à janela.

O café da manhã é servido nesse restaurante e é buffet, super completo: sucos naturais e frescos, frutas, ótima seleção de queijos e frios, além de diversos tipos de pães, geléias, ovos, cereais (não deixe de provar o típico Bircher Müesli), “Nutella” caseira, etc. Maravilhoso!

Não posso deixar de escrever sobre o brunch matador que é servido aos domingos!!!
Reserve mesa no terraço (vista para o lago) se a temperatura permitir. E sempre reserve pois o restaurante estava cheio todos os dias. Aparentemente é bem popular entre os locais, assim como com visitantes. Reserve sua mesa aqui.

– The Terrace on the Waterfront
Lugar extremamente privilegiado, proximidade máxima do lago e vista maravilhosa para as palafitas e os Alpes. Bacana para drinks e aperitivos. Apesar de ter visto onde funciona, estava fechado em Outubro (ótimo pretexto para voltar) – fica aberto de maio até setembro.

– Le Bar
Localizado bem no meio do hotel, o Le bar é perfeito para apreciar vinhos, drinks e alguns pratos (menu mais limitado) no confortável lounge. Terminamos todas as nossa noites no Le Bar com uma boa taça de vinho da região após o jantar e foi muito delícia.
– The Smoking Room
Melhor lugar para quem ama charutos. Vista linda!
* Fondue é servido para almoço ou jantar apenas nos quartos e recomendo com força. Nós amamos!!! Curtir o típico fondue de queijo no conforto da nossa suíte foi inesquecível. Peçam!!!

ATIVIDADES
Vamos ser sinceros? Quem precisa de atividade com essa vista e estrutura? Estar tão próximo da natureza num ambiente tão pacífico já é uma atividade. Haha!

Ainda assim, várias atividades são oferecidas no próprio hotel ou em seu entorno. Algumas são:
– Kayak (Fizemos em outubro!!!!!! Cortesia no hotel)

– Pesca (todos os apetrechos são oferecidos pelo hotel como cortesia)
– Nadar no lago
– Passeio de barco
– Ski aquático
– Stand Up Paddle (cortesia)

– Bike (cortesia)
– Visita a Neuchâtel (transporte público cortesia para hóspedes) – Lojas de relógios, castelos, etc
– Prova de vinhos (o concierge pode organizar no hotel ou nas vinícolas da região)
– Trilha no Creuz du Vin
– Berna, a capital da Suiça, fica à 20 minutos de carro.
EXPERIÊNCIA
Tanto eu quanto meu marido ficamos depressivos quando tivemos que ir embora. Hahaha! Nossa estadia superou qualquer expectativa e foi relaxante e romântica na medida certa.

A proximidade do lago e a vista, especialmente no pôr e nascer do sol, eram surreais. Devo confessar que meu lugar favorito no hotel era minha própria sacada, onde me sentei por horas para observar os Alpes, a água, o céu… Patos e pássaros estavam sempre por perto, assim como praticantes de esportes aquáticos – amei observar tudo.

O ambiente no hotel é relaxado e bem exclusivo, até por ser um hotel pequeno. Privacidade delícia e imbatível. A maioria dos hóspedes eram casais mas vimos algumas famílias com crianças pequenas e bebês.

O staff, sem palavras – super bem treinado e todos sempre dispostos a ajudar com qualquer que fosse nosso desejo. Além disso, eles foram extremamente pacientes com nosso francês destreinado e atenciosos para explicar diversos pratos e sobremesas locais (no restaurante).

Tínhamos planos de visitar vários lugares em Nauchâtel, em especial as lojas de relógios raros, mas adivinhem – hahahaha! Decidimos ficar no hotel e deixar os planos para a próxima visita pois a atmosfera era tão convidativa e relaxante… Fomos embora com as baterias totalmente recarregadas.

QUANDO IR
O ano todo, já que as vistas estonteantes, o belo restaurante e o serviço impecável estão sempre lá. Porém, imagino que o verão seja um sonho, quando a temperatura da água fica em torno dos 23° e é possível nadar “em casa”.
Fui em outubro e tivemos dias lindos. Não nadamos mas saímos de kayak sem passar frio. Delícia e aprovado!

COMO CHEGAR
– Carro
Estrada A5 Geneva-Lausanne-Yverdon-Neuchâtel, saída no.14 Neuchâtel-Monruz.
Estrada A1 Zurich-Bern-Neuchâtel, saídaNeuchâtel-Maladière, pegar direção Neuchâtel-Monruz.
GPS : 47°00’16”N / 6°57’52.89”E
O Hotel fica à 1 hora e 40 minutos de carro do aeroporto de Zurique e à 1 hora do aeroporto de Geneva.
Estacionamento cortesia para hóspedes.
– Trem
De Basel: 1hr 30 minutos
De Bern: 30 minutos
De Geneva: 1hr 15 minutos
De Lausanne: 45 minutos
De Zurich: 2hr 30minutos
De Paris: 4hrs 5 minutos
– Avião
Basle-Mulhouse airport: 1hr 30 minutos
Bern-Belp airport: 1hr
Geneva-Cointrin airport: 1hr 20 minutos
Zurich-Kloten airport: 1hr 40 minutos
– Conexão aérea direta
Aerodrome La Chaux-de-Fonds / Les Eplatures
Aerodrome Neuchâtel / Colombier
Espero que tenham curtido a leitura e o hotel. Devo admitir que já estou “tramando” minha próxima visita, já que esse foi um dos hotéis mais legais que já visitei na Europa. Veja mais aqui.

Vem comigo no @marineira no Instagram!
Santé!
1 comentário
Nossa que lugar mais lindo *-*