7132 Hotel: arquitetura e design em Vals, Suiça

Começo o post com a palavra que melhor define a viagem: sonho! Com imenso prazer descreverei aqui no blog cada detalhe sobre um  lugar incrível e sobre os dias fantásticos que passamos nos Alpes suíços para comemorar os 50 anos do selo Preferred Hotels. Vem comigo! 

A primeira vez que ouvi algo sobre o hotel 7132 faz pouco tempo, quando li que uma reforma memorável e cheia de estilo ocorreria em uma das mais famosas piscinas termais do mundo. “Apenas” quatro dos arquitetos atuais que mais admiro estavam envolvidos no projeto. Me refiro ao suiço Peter Zumthor, os japoneses Tadao Ando e Kengo Kuma e ao americano Thom Mayne. Sintam o drama desse time! É por isso que o projeto desses magos no hotel 7132 é chamado de House of Architects (Casa dos Arquitetos, em português). Não posso deixar de mencionar que Zumthor, Ando e Mayne já foram agraciados com o Pritzker, praticamente o Nobel da arquitetura.

O melhor da arquitetura

Desde que me mudei para a Suiça tenho estado super animada para explorar mais e mais esse lindo país. Depois de passar alguns meses na América do Sul voltei cheia de energia e já a procura de um lugar bacana para viajar na Páscoa. Enquanto surfava pelo site da Preferred Hotels em busca de inspiração, adivinhem só o que apareceu… SIM! O 7132 estava lá bem diante dos meus olhos. Chegara a hora de visitar Vals. Era a oportunidade certa. Aliás, aproveite a inspiração e reserve seu quarto aqui.

Piscina bafo no 7132

O HOTEL

Verdadeira obra de arte. As termas de Vals, piscinas termais assinadas por Peter Zumthor, são o tipo de lugar onde amantes de arquitetura e design fazem peregrinação para admirar um templo de quartzo que abriga água da montanha em ambientes geométricos e minimalistas. Agora, com a construção e reforma do hotel 7132, a cidade finalmente conta com acomodações que fazem jus ao local consagrado.

Balanço perfeito entre natureza e design

O 7132 é o único hotel com acesso direto às termas e, ainda mais bacana, oferece algumas horas para uso exclusivo de seus hóspedes. Mas esse detalhe eu amei tanto que vou explicar melhor mais adiante.

Manhã mística apenas para hóspedes

Mais além, o 7132 é um cinco estrelas SUPERIOR. A cara da ryqueza, estilo, cozinha da melhor qualidade e serviço impecável. Como Andrea, a atenciosa gerente, me disse: o lugar ideal para encontrar nossa paz.

Durante nossa estadia percebi que a maioria dos hóspedes eram casais mas também haviam algumas famílias e não faltam atividades para os pequenos.

LOCALIZAÇÃO

Fomos de carro de Zurique até Vals e o caminho já me deixou totalmente alucinada – minha vontade era parar a cada 10 km para fotografar tudo. Hahahaha! O hotel fica em meio a natureza e rodeado pelo mais puro ar das montanhas. 

Região de Vals

O nome da cidadezinha é Vals, uma vila alpina super charmosa que abriga 1000 habitantes e fica a uma hora de carro de Chur, a capital dos Grisons. Pequenina, um mundo à parte bastante distante do turismo de massa e do estresse diário – a língua é o suíço alemão e isso é bem curioso pois em todo o entorno, no vale, prevalece o romanche. A comunidade, estabelecida por moradores que falavam alemão na região, teve início no século XIII e mantém até os dias de hoje uma vibe bem original.

Hora de explorar Vals

Rodeado por montanhas

Picos glaciais majestosos, cenário montanhoso pitoresco e um belo lago dão forma a um ambiente perfeito e necessário para relaxar, se revigorar e até mesmo praticar esportes e exercícios em qualquer época do ano. É surreal a calma desse lugar.

Dia nos Alpes suiços

Durante nossa mini férias fomos os mais sortudos porque pudemos presenciar uma mudança drástica de temperatura e paisagens. Vimos neve, muita neve, sol, chuva… Fantástico! 

Vista da nossa suíte

A melhor hora para visitar? Gente, impossível decidir. Quando a neve veio pesada e tudo ficou branquinho pensei “não há algo mais lindo do que é isso”. Porém, quando o sol brilhou, derreteu a neve e permitiu que o verde da natureza surgisse eu simplesmente não acreditava em tamanha beleza. É o tipo do hotel que rola o ano inteiro. E que sempre vale a volta.

Paz

SUÍTES

Luxo e design em perfeita simbiose. O 7132 representa um life style super exclusivo e uma experiência única em ambientes criados por alguns dos arquitetos mais famosos do mundo.

Flores frescas para nos recepcionar

Não dá pra errar nessa propriedade. Ainda assim, certamente recomendo reservar uma suíte no prédio novo. Não apenas pela vista, que é mais bonita nessa parte do hotel, mas também porque a suítes são mais novas e bem mais espaçosas.

Novo prédio do 7132

Nos hospedamos em uma Spa Suite sonho e assim que adentrei o ambiente já percebi que teria sérios problemas ao voltar à realidade. Hahahaha! Tínhamos a nossa disposição 90 m² divididos entre uma ante-sala, quarto, dois banheiros, sauna, sacada giga, vista panorâmica para o hotel e as montanhas, banheira redonda para 300 pessoas alocka, três TVs, closet, ducha… E tudo isso controlado por comando de voz ou por tablets espalhados pelo quarto.

Eram tantos comandos para a luz perfeita que em dado momento eu desisti e deixei o Andy brincar um pouco. Hahaha! Parecia uma criança.

Ante-sala
Quarto
Melhor cama do mundo e closet
O melhor da suite

Os amenities na chegada são WOW! Mini bar recheado e cortesia e o mais importante: uma garrafa de um dos meus champagnes favoritos + chocolates caseiros. Como vocês bem me conhecem, já começou como eu gosto. Uhu! 

Santé!

Os amenities nas suites são ESPA e repostos… Nem sei quantas vezes para ser honesta já que o serviço de quarto era tão atencioso, rápido e eficiente que nossas pantufas, toalhas, produtos e chocolates eram repostos várias vezes ao dia e nós nem víamos ninguém. Queria entender como eles fazem isso.

ESPA Amenities

Outro detalhe muito fofo foi quando abrimos o que pensávamos ser um lixinho e encontramos chocolates para três gerações para celebrar a Páscoa, além de um bilhete escrito à mão super carinhoso. Muito azar para quem está tentando fazer dieta como eu e um momento mágico para quem ama chocolate como meu marido. Haha!

E dá pra dormir com uma vista dessas?

No House of Architects by 7132 (o prédio reformado justo ao lado do nosso) é possível escolher e se hospedar em quartos assinados por Zumthor, Ando, Kengo, Mayne e cada um desses arquitetos bombásticos trabalhou de uma maneira diferente para criar um design único. Demais! Ainda assim, sigam meu conselho e reservem uma suite no prédio novo.

WOW

 

Não nos hospedamos na suíte presidencial, por Kuma, mas pelas fotos já me apaixonei. São 400 m², vistas estonteantes e transporte de helicóptero e limusine inclusos. Clique aqui para saber mais.

PISCINAS TERMAIS E SPA

As piscinas termais são únicas e internacionalmente festejadas como um marco na arquitetura contemporânea, criadas e imaginadas por Peter Zumthor. Foram usados mais de 60.000 blocos de quartzo extraídos da própria região na construção, em 1996.

Piscina indoor

Atmosfera única e água extremamente mineralizada proveniente da fonte de San Peter a 30°C fazem com que a experiência nas piscinas seja das mais relaxantes. Para aproveitar ainda mais esse momento recomendo demais os tratamentos oferecidos no Spa, sempre com os produtos ESPA. Saí da massagem que fiz com meu marido (massagem para casal tudoooo) como se estivesse andando nas nuvens. Tá! Essa frase foi cafona. Podem me julgar.

Spa minimalista

Essa é sem dúvida a piscina termal mais impressionante que já visitei na vida. Não apenas pela arquitetura e o design que deixam qualquer um sem ar, mas também pela paisagem e natureza do entorno que tornam a atmosfera ainda mais especial. Também adorei a maneira como o staff do Spa e do hotel garantem a privacidade dos hóspedes – sou a maníaca da foto mas concordo que o Spa, onde as pessoas estão relaxando e curtindo, não é o momento e lugar ideal para fazer vários cliques. Fiquei extremamente agradecida por ter sido convidada para usar e fotografar as piscinas quando nenhum hóspede estava no local e são essas imagens que divido aqui com vocês. 

Detalhes em dourado

Como já mencionei nesse texto, o 7132 é o único hotel com acesso direto às piscinas. Ainda melhor, algumas horas da manhã e da noite (pireeeeeei na “balada” da noite) são reservadas exclusivamente para os hóspedes. Não deixem, mas assim, não deixem meeeeeeesmo de observar a lua. Explico: hóspedes do hotel tem acesso liberado desde às 11h00 da noite até 1h00 da manhã para o espetáculo que é ver a lua surgir por detrás das montanhas cobertas de neve. Isso de dentro da piscina aquecida e em total silêncio. Sim! A regra é clara: não é permitido falar ou qualquer outro barulho. Apenas o som da água, da natureza e dos animais sã0 ouvidos. No meu primeiro dia fiquei muito emocionada e tive os olhos cheios de lágrimas. E como eu não tenho limite mesmo e quando gosto de algo não consigo parar, fomos três vezes a esse “evento”. Hahaha! No último dia começou a nevar enquanto a lua surgia. Pára tudo!!! Que maraaaaa!

Foto ruim, momento inesquecível

Nas piscinas termais: 

  • Piscina indoor a 32°C
  • Piscina outdoor a 36°C (inverno) 30-33°C (verão)
  • Piscina Fire 42°C
  • Piscina Gelo 14°C
  • Piscina com flores 33°C
  • Fonte na gruta 35°C
  • Sound stone
  • Drinking stone
  • Sweating stone
  • Steaming stone
  • 3 salas para relaxar
  • Salão com secadores e amenities
Piscina indoor

No Spa:

  • Boutique e consultores
  • 5 salas de tratamento
  • 1 sala de tratamento para casais
  • 1 sala de tratamento de pele
  • 1 sala de massagem na água
  • Salão com cabeleireiros e manicures
  • Áreas de relaxamento
Massagem para o casal com design

E para quem interessar possa, hahaha, a academia é moderníssima e conta com várias coisas que eu nem entendi para quem quiser treinar. Bem, pelo menos o treino é em um lugar lindo, né?!

RESTAURANTES 

São quatro restaurantes na propriedade e cada um oferece um tipo diferente de cozinha. 

Lógico que eu provei todos e fiquei extremamente satisfeita com o que vi e provei.

 

7132 Blue Bar

Adorei que os restaurantes são bem diversos entre si. Tem de tudo: romântico, relaxado, saudável, haute cuisine…

– 7132 Silver Restaurant

Se jogue nas estrelas! Quando um chefe estrelado e a sommelier do ano trabalham juntos e em perfeita harmonia, a cozinha é espetacular, assim como os vinhos. O Silver é um restaurante superlativo pelas mãos do chef Sven Wassmer e de sua mulher, Amanda Wassmer Bulgin. Essa equipe de sucesso foi condecorada com duas estrelas Michelin e 18 pontos Gault Millau em tempo recorde.

7132 Silver restaurant

Planeje ao menos 3h00 para essa experiência gourmet, que consiste em 9 ou 12 pratos de um menu surpresa (não há opção à la carte). Reserva imprescindível e as melhores mesas são as próximas das imensas janelas porque a vista é matadora. Fica mais fácil conseguir essas mesas se o grupo for maior pois as mesas também são maiores. 

Cozinha criativa e reserva imprescindível – reserve sua mesa e veja os horários de funcionamento aqui.

Chef Sven Wassmer

– 7132 Red Restaurant

Um clássico que serve pratos familiares com interpretação mais moderna. Chef Ulf Bladt.

Foi o primeiro restaurante que escolhemos para jantar e ainda me lembro do salmão maravilhoso que provamos. Serviço muito atencioso e alguns pratos preparados na própria mesa. 

As melhores mesas também são as que ficam próximas às grandes janelas e para garantí-las recomendo reserva.

Janelas imensas e vista linda

O café da manhã é servido aqui e sempre fomos atendidos pelo simpaticíssimo Luigi Casadio – ele já sabia nossos nomes antes mesmo de chegarmos e fez de tudo para nos agradar — inclusive pedir ao chef que preparasse um amuse bouche especialmente para mim em um dos nossos jantares. Muito delicado. 

Ainda sobre o café da manhã, a refeição é servida em diferentes ilhas, divididas por tipo de comida: pães, sucos, frutas, doces, queijos suíços, iogurtes e etc. Depois de tudo que já escrevi sobre esse hotel e se vocês seguiram os meus Stories no Instagram, já sabem que o 7132 superou toda e qualquer expectativa. Ingredientes frescos, saborosos e apresentação impecável. Não deixe de provar os queijos e o típico Bircher Müsli. 

– 7132 DaPápa

Bem-vindos à melhor pizzaria de Vale. Alegria e simpatia italianas além de uma pizza deliciosa e um ambiente bem típico e fofo. Imaginem que a minha pizza tinha como ingrediente principal burrata fresca diretamente da Itália. Depois dessa não preciso adicionar mais nada. Hahaha! 

Pizza com burrata italiana

– 7132 Blue Bar

Nosso lugar preferido para terminar a noite, experimentar alguns coquetéis, champagne, bom vinho e alguns petiscos. As Jazz sessions são animadíssimas e rolaram todas as noites que estivemos no 7132. Há um Steinway maravilhoso nesse bar. 

As melhores noites de jazz

– Room Service

Jantamos no quarto um dia e eu normalmente nunca posto essa parte. Porém, meu risoto foi tão gostoso que quero dividir essa delícia com vocês. 

Risotto perfeito

COMPRAS

É no 7132 Shop que você vai encontrar as compras mais bacanas da cidade. Produtos de beleza das melhores marcas e livros/revistas sobre arquitetura também não faltam. 

Prove o famoso bolo de nozes e não deixa de notar o design único desse lugar enquanto toma um café. Fica justo ao lado do salão de exibição de arquitetura.

7132 Shop

Ah! E apesar de não fazer parte do hotel, dê uma olhada no hall de entrada do prédio logo ao lado da loja! É lindo e tem algumas peças e móveis maravilhosos dos anos 70. 

POR AÍ

É considerado crime inafiançável não explorar a região do hotel. Não apenas a pequena vila cheia de charme e personalidade mas todo o entorno é único. Já estive em diversas outras regiões alpinas mas essa não se parece com nada que já tenha visto antes. 

Gelo nos Alpes

A parte mais linda é o lago Zervreilasee e as montanhas, especialmente a Zervreilahorn. A estrada que nos conduz ao topo dos Alpes já é uma atração. Maravilhosa! Adoro o túnel “sem fim” que cruza as montanhas. Vista de outro mundo e bastante neve em abril.

Zervreilahorn ao fundo

É possível ainda fazer um passeio de teleférico e praticar e os mais diversos esportes de inverno. 

A famosa Villa Vals, que já foi tema dos mais diversos documentários sobre arquitetura (o último no Netflix) fica a apenas alguns metros de distância do hotel 7132 e TEM que ser vista tanto de dia quanto à noite. Demais!

Famosa Villa Vals

QUANDO

O ano todo! incrível durante o inverno, com neve, durante o verão, ensolarado… Sempre! 

Sempre hora de curtir essa piscina

COMO CHEGAR

– De carro: via Chur e Flims até Isllanz. De Illanz são 20 km até o hotel. O estacionamento com manobrista é cortesia.

– De avião é possível chegar por Zurique, Geneva, Basel, Bern, Lugano e Alternhein.

– Quem prefere um serviço mais personalizado pode utilizar o helicóptero e limousine do 7132. Incluso na diária das Penthouses.

 

É isso, gente! Hora de ir pra cama e de sonhar com a volta ao 7132. Espero que estejam viajando comigo pelo @marineira no Instagram!

 

*Santé!

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *