The Duchess: sabor da Belle Epoque em Amsterdam

the_duchess

Comer no The Duchess, em Amsterdam, É uma experiência para todos os sentidos. Ainda não consegui decidir qual dos aspectos desse restaurante é o mais incrível: os pratos, o ambiente, o serviço… tudo tem patamar de excelência nesse antigo banco KAS, no W hotel, bem no coração da cidade.

A primeira vez que estive nesse restaurante foi há mais ou menos um ano, quando o concierge de um hotel daqui me garantiu que jantar no The Duchess seria uma experiência “per se”. Retornei faz 2 semanas apenas para comprovar que tudo continua incrível e ainda melhor.

Fico feliz por poder compartilhar aqui no blog todos os detalhes desse lugar porque vale à pena. Vem comigo!

Antes de tudo e super importante – reserve a mesa com antecedência, principalmente nos finais de semana. Afinal, o The Duchess é um dos locais mais concorridos de Amsterdam atualmente. Aqui.

AMBIENTE

Passado e presente não apenas co-existem no The Duchess. Eles são complementares e estão em perfeita simbiose nesse antigo e histórico prédio, um dos mais importantes da cidade, onde funcionava o KAS BANK.

Antigo banco convertido em restaurante
Antigo banco convertido em restaurante

Diversos detalhes do ambiente são originais, como o teto com pé direito altíssimo, o relógio histórico, as lindas luminárias e o mármore, que está impecável. Uma rápida olhada e a Belle Epoque está bem ali diante de você com toda sua grandeza e magia, tudo verdadeiro! Meu marido, que é vienense, se sentiu em casa. Haha!

Belle Epoque estonteante
Belle Epoque estonteante

E a beleza não acaba por aí, não. As partes modernas, como a imensa cozinha aberta (amo observar os chefs trabalhando e toda a ação na cozinha), os lustres inovadores e o maravilhoso bar são a prova cabal de que o novo e o antigo podem funcionar muitíssimo bem juntos. Foco nas obras de arte by Louise te Pole nas paredes.

Arte by Louise de
Arte by Louise te Pole

Como podem perceber, a experiência no The Duchess não é apenas culinária. Vai além.

EXPERIÊNCIA

Fomos recebidos pela hostess que nos levou a nossa mesa. O restaurante é grande e todas as mesas possuem localização bacana com boa vista (vocês sabem que sou bem chata com localização de mesa, né?!). O local é tão bonito que leva um tempo para se adaptar a todas as informações e detalhes do entorno. Lindo!

Ainda que sofisticado, a atmosfera é relaxada e o serviço extremamente simpático. Valentin foi quem nos recebeu e cuidou com extremo afinco das nossas vontades – sabia tudo sobre o restaurante, sobre os drinks, a carta de vinhos e os ingredientes. Conforme ele nos explicava o menu e alguns pratos, já percebemos que seria complicado fazer escolhas pois queríamos provar apenas tudo. Hahaha!

Cacio e pepe + Trufas de Alba
Cacio e pepe + Trufas de Alba

Finalmente, com a ajuda do nosso garçom, fizemos nossas escolhas e harmonizamos os vinhos com o sommelier. Foram ótimas combinações. O conceito é pedir pratos para compartilhar e já escrevi aqui no blog que eu adoro a idéia.

Beef Wellington delícia
Beef Wellington delícia

O atento Valentin percebeu que estávamos falando português e chamou o Daniel, que é um simpático português, para nos atender. Achei extremamente simpático e cuidadoso. Além disso, o Daniel preparou um drink que ó, só pelo drink já vale o retorno ao restaurante. Eu nem sou muito fã de cocktail mas WOW, esse era demais! Conversando com o Daniel e com o Valentin, descobrimos que o barman do The Duchess é super premiado e mega reconhecido por suas criações. Por isso, provem os cocktails, gente!

Melhor cocktail em anos
Melhor cocktail em anos

Nós éramos três pessoas e pedimos 6 pratos e 2 sobremesas, sem contar o amuse bouche. Foi uma quantidade boa mas pra ser honesta pode ser menos. Nossa mesa tinha uma vista boa para a cozinha mara Molteni e pra variar, amei observar a movimentação. Após o jantar fomos para o Tea Room para um café/chá e me apaixonei pelas porcelanas que eram a cara de Alice no País das Maravilhas. Uma fofura.

Sweets at Tea Room
Doces no Tea Room

Apesar de não termos nos sentado na mesa do chef, fiquei de olho nela e achei o máximo. Deve ser demais jantar ali com um grupo de amigos. Já está na minha lista!

Chef's table at The Duchess
Mesa do chef The Duchess

COZINHA

Absolutamente tudo que provamos estava divino e bem apresentado, bem empratado. Devo admitir que me diverti horrores retratando a comida pois os pratos eram bem fotogênicos. Hehe!

O menu é baseado nos refinados sabores do sul da França e Itália, também conhecido como Nouveau-Niçoise Cuisine. Os pratos são desde os mais simples até os super refinados e incluem criações inovadoras e clássicos. Ingredientes da estação são constantemente introduzidos ao menu e durante a nossa visita provamos as melhores trufas de Alba do mundo.

O amuse bouche já é uma atração. Tartare de tomate servido com pão quentinho que só de lembrar…

Amuse Bouche was tomato and pimento
Amuse Bouche

As entradas foram suculentos camarões no azeite quente, abobrinha crocante com trufas frescas de Alba e linguine cacio e pepe (adicionamos trufas) que me fez sentir como se estivesse em Roma.

Prawns in warm olive oil to die for
Camarões no azeite quente
Crunchy zucchini with fresh truffle
Abobrinha crocante com trufas frescas
Linguine cacio e pepe
Linguine cacio e pepe com trufas

Na sequencia provamos um gnocchi incrível de brócolis e trufas (sim! amamos trufas!) que foi o prato favorito do meu pai, o risotto de beterraba amarela com gorgonzola e avelãs al dente como deve ser e o clássico beef Wellington que foi nossa paixão, até pra mim que não curto carne mal passada.

Super tasty gnocchi
Gnocchi delicioso de brócolis e trufas
yellow beetroot risotto with gorgonzola and hazelnuts
Risotto de beterraba amarela, gorgonzola e avelãs
A gran finale with Beef Wellington
O gran finale com Beef Wellington

O carta de vinhos é bem extensa e inclui vinhos exclusivos. As sobremesas são famosas na cidade, especialmente a Chocolate Explosion, que não é apenas gostosa como também linda, única e especial – a sobremesa realmente explode, uma “fumaça” toma conta da mesa e quando essa fumaça desaparece, lá está seu doce te esperando. Veja um vídeo aqui.

Super famous chocolate bomb
Mega famosa Chocolate Explosion

E já que estamos falando sobre essa sobremesa, quero contar algo fofo: uma amiga que também mora aqui em Amsterdam e que também tem um blog foi pedida em casamento no The Duchess. O noivo dela organizou tudo com o pessoal do restaurante e eles colocaram o anel de noivado dentro da bomba de chocolate. Quando explodiu, depois da fumaça, lá estava um diamante e ela percebeu que era um pedido. Imaginem a emoção! Vejam o vídeo aqui para uma overdose de amor.

Finalmente, ainda pedimos outra sobremesa, mais refrescante, The Duchess Peach Melba. Maravilhosa!

Refreshing dessert
Refrescante e deliciosa

O The Duchess funciona para o chá da tarde, café da manhã, almoço e jantar. Com certeza recomendo para um jantar romântico ou para um jantar mais descontraído com amigos. Um lugar para ser lembrado e para voltar sempre. Para saber mais, clique aqui.

Espero que tenham gostado. Eu já estou contando os dias para voltar! Santé!

 

 

Você também pode gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *